Tapeçaria Belga

Se você vai visitar Bruges ou outras cidades da região de Flandres Oriental (West Flandres), certamente verá muitas vitrines com peças de tapeçaria. São almofadas de todos os tamanhos e formatos, tapetes de chão e de parede, estofados de sofá... uma infinidade de opções! Trata-se de uma arte muito refinada, produzida exclusivamente naquela região. Remonta a tempos muito antigos: Flandres (o norte da Bélgica, digamos assim) foi o principal centro produtor de tapeçaria no século XVI, principalmente na cidade de Oudenaarde. Tapetes foram um tremendo sucesso na época em que pintar a casa ou redecorá-la não era tão fácil como hoje em dia. Para nossa sorte, a tradição dos tapetes ainda se mantém viva na Bélgica.


Se você quer levar para sua casa o artesanato local, a tapeçaria é uma das belas opções que você tem. Escolha entre as estampas de cachorrinho aquele que é mais parecido com o seu. Modelos como este, em que os cães estão vestidos com uniforme são sucesso garantido!







Não tem cachorrinho? Vá de gatinho.





Não gosta de gatos? Que tal galinhas, pra te lembrar da infância no interior, talvez? Quer levar algo que te lembre a Bélgica? Pralines...

Ou cervejas! Procure!! Ou então uma bela paisagem de Brugge... Você pode ainda levar, em tapeçaria, obras de pintores flamengos. Uma verdadeira arte. Se você visitou o Groeningemuseum, sabe do que estou falando.





"The age of Women", do austríaco Klimt

Mas preste atenção quando for comprar sua peça!!! Você pode encontrar preços baixos (7 euros por uma almofada pequena ou 15 por uma maior). Mas se observar bem de perto, verá que os fios do tecido e as cores empregadas não são de boa qualidade. Há imitações de tapeçaria belga fabricadas na China (ah, jura?). Você não quer levar coelho por lebre, certo? Vá aos pontos certos e procure pela etiqueta que diz: “BELGIAN TAPESTRY” (repare nas fotografias das almofadas de gatinho). Estas sim terão a qualidade que sua casa merece. O preço usual de uma almofada de 25 x 25 cm gira em torno dos 30 euros. Desconfie dos preços muito abaixo disso.

Há lojas encantadoras por toda Bruges. Há uma nos arredores do Begijnhof (o convento), em que a atendente é uma senhorinha de seus 80 anos. Outra opção é ir a uma das minhas ruas favoritas, a Wollestrat , que fica ao lado do Campanário, a grande torre (que, pelamor, não é de uma igreja!!!).

(UM GRANDE PARÊNTESIS AQUI: por favor, por mim, quando você caminhar por esta rua, apenas faça isso: feche os olhos e inspire... você perceberá que a rua toda cheira a chocolate! )

Vista do canal de Brugge a partir da Wollestraat

Há uma loja muito grande (para os padrões belgas!) também na cidade de Gante. Ela fica bem em frente ao Campanário.

Se quiser mais informações sobre como adquirir estes exclusivos produtos, deixe um recado com seu e-mail.

2 comentários:

  1. Conheci essa lojinha próx. ao convento, fiquei perdido diante de tantas opções.

    ResponderExcluir
  2. São muito lindas mesmo! Me arrempendi de não ter comprado umas pra mim!
    Que linda essa tradição!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!