As boas-vindas de Bruges a seus novos habitantes

Concertgebouw em Brugge
Quando mudamos para Brugge, meu marido e eu inscrevemo-nos na prefeitura e passamos a contar como residentes da cidade. Assim como nós, muitas outras pessoas mudaram-se para Brugge naquela época, como sempre deve acontecer. E para nos dar boas-vindas, a prefeitura organizou uma noite muito especial.

Recebemos o convite em casa, pelo correio. Eu, sinceramente, não sabia o que esperar... Fomos recebidos no Concertgebouw (Ópera House), um dos pontos turísticos de Brugge: um prédio cujo modernismo parece destoar da tradicionalidade do resto da cidade. Sua construção foi motivo de muita polêmica, mas isso fica para outro post.


Fonte em frente ao Concertgebouw em Brugge
No auditório havia muitas pessoas. O prefeito, o simpático e carismático Patrick Moenaert, há 18 anos fazendo de Brugge a cidade linda que é, abriu a noite, dando boas-vindas aos novos habitantes e apresentando o seu secretariado. Todos estavam lá, no palco, apresentando brevemente seu trabalho.

Em seguida, deliciamo-nos com a fantástica apresentação musical de um grupo muito engraçado do qual - que injustiça - não me recordo o nome! Eles fizeram várias piadas sobre multiculturas, todas muito inocentes e boas!


O prefeito de Brugge, Patrick Moenaert e os secretários da cidade
 
Auditório do Concertgebouw lotado


Encerradas as apresentações no palco, fomos encaminhados a uma sala em que stands de serviços públicos estavam cuidadosamente montados com o intuito de prover ao novo habitante informações sobre sua nova cidade. Estavam representados por uma, duas ou três pessoas. A polícia, o departamento de trânsito, a casa de cultura, a prefeitura, a ouvidoria... tudo! Inacreditável! Cada pessoa recebeu uma sacolinha com todos os folhetos explicativos, um mapa da cidade, um mapa das ciclovias (tem muitas!), canetas, cartões-postais... E mais! Tudo isso regado a vinho branco ou tinto e muitos deliciosos e lindos canapés!

Conversando com o prefeito, fui encaminhada até o stand da ouvidoria. Ele me perguntou se eu tinha alguma reclamação a fazer sobre a cidade. "Por favor, dê um jeito na chuva!", disse eu. De verdade, tirando isso, a cidade parece simplesmente PERFEITA!

Um comentário:

  1. Eu fiquei impressionada do cuidado e carinho que o poder público tem com os moradores. Lindo isso, e que organização!!
    Fantástico!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!