Hoje eu vou contar pra vocês como é que se lavam roupas na Suécia. É um sistema muito moderno – como tudo por aqui! – e organizado – idem.
Como neste país incentiva-se o uso de transporte coletivo e não privado, os prédios não têm garagem. Assim, os subsolos são usados para abrigar as lavanderias coletivas e os estoques – espaços de cerca de 12 metros quadrados fechados com cerca, um por apartamento.
Se você quer usar a lavanderia, antes de mais nada é preciso agendar um horário. Usando sua chave eletrônica, que dá acesso às áreas comuns do prédio, você vai até o subsolo e usa o sistema eletrônico de agendamento. Lá você escolhe o dia da semana e a hora que quer usar a lavanderia.
No tal dia e hora marcados – geralmente está livre durante a semana e cheio nos finais-de-semana – você volta à lavanderia com sua sacolinha de roupas sujas e seu sabão em pó e amaciante. Enche a máquina e programa a lavagem desejada. O painel eletrônico vai mostrar em quanto tempo você deve voltar para colocar suas roupas na secadoura.
Esta lavagem leva 16 minutos para ficar pronta |
Esta lavagem estará pronta em 33 minutos |
Quando chega a hora de secar, há duas opções: a secadoura de tambor, tradicional, e a de varal, em que você pendura as roupas dentro de um quartinho e jatos de ar na temperatura que você escolher vão circular no ambiente. Esta máquina é brilhante, pois as roupas saem de lá como se estivessem sido passadas! Maravilhoso!!
Secadoura de varal |
Agora, o que eu fiquei pensando é: como é que num prédio de 10 andares, em que moram pessoas de todas as idades e níveis educacionais, é possível usar um sistema totalmente eletrônico, em que você precisa usar chave eletrônica, apertar botões e ver indicações num painel digital? Tem tanta gente que conheço, nova e velha, que mal consegue usar o controle remoto da TV!!! Intrigante... Eu tenho a resposta para este questionamento!!!
Mas só conto no próximo post!
:)
Você tem direito a usar duas lavadouras e duas secadouras - uma de tambor e outra de varal - na sua hora agendada. Se precisar lavar algo a mão, pode usar o tanque. |
Pri, o "pior" é que essa modernidade já é comum desde muito tempo. Claro que qdo morei em 1980 não tinha tanta tecnologia (século passado, neh?! kk). O agendamento era manual, através de uma tabela, mas as máquinas de lavar já eram sofisticadíssimas. A secadora de varal, era primitiva: um quartinho onde pendurava as roupas e jatos de ar quente saiam por todos os lados. Além das máquinas que lavavam e secavam as roupas na sequência. Td muito prático!!!!
ResponderExcluirbjs
Rita Luvisotto
Pois é Rita, e mesmo sendo "no século passado", já era uma coisa absuuuuuuuuuuurda de moderna, né?? Os suecos convivem com essa tecnologia de uma maneira muito íntima... O que vejo de velhinho ouvindo IPod... rsrs... é até engraçado!
ResponderExcluirBeijos
Priscila
Acho que consegui!!! rs
ResponderExcluirQue legal poder ter no seu prédio algo tão útil! É a mentalidade do coletivo, coisa que lamento muito não termos aqui no Brasil....o pensar no coletivo!
ResponderExcluirÉ uma pena, pois num país com o pontecial que tem o Brasil, nós seríamos os primeiros do mundo!
Que bom, Rita!! Que sera que tava errado???
ResponderExcluirCa, concordo com tudinho o que vc disse! Nosso pais tem potencial para muita coisa, mas tudo isso eh desperdicado... Tem paises que fazem com tao pouco... E nos... bem...
Consegui entrar Pri! Desciulpa minha demora! maaassa a lavanmderia coletiva hein... ainda ela ser uma "garagem"!
ResponderExcluirQue bom que veio, Marmelo querido!
ResponderExcluirVc viu que massa? Aqui é tudo no coletivo...
:)
Bjs