Troca da Guarda no Palácio Real de Estocolmo

Ontem, domingo de primavera na Suécia, fui até a ilha de Gamla Stan, o centro histórico de Estocolmo, para assistir à troca da guarda do Palácio Real. A cerimônia tem início às 13:15 e desde as 13:10 um dos guardas explicava ao microfone, em sueco e em seguida em inglês, um pouco da história e do funcionamento do Exército sueco.



Vários turistas se faziam presentes, assim como eu, com suas câmeras nas mãos. Apesar de o dia ter começado com um sol lindo, àquela hora ventava muito e as nuvens impediam que o calor do sol nos esquentasse. Em resumo: um frio danado! Exatamente às 13:15 os sinos da igreja da ilha soaram, anunciando o início da tão esperada troca da guarda.

Os rapazes marcham pelo pátio, acompanhando o ritmo da caixa que repica. Uma cerimônia bastante grande, que envolve cerca de 30 pessoas, e tem como objetivo a troca de apenas dois guardas. Veja algumas fotos:








Após a troca da guarda, os rapazes tocando caixa e trombeta entoam algumas chamadas, e o guarda ao microfone explica o significado de cada uma delas. Eu não sabia que cada tipo de som indicava ordens diferentes, mas pensando bem isso faz sentido num cenário de guerra de séculos atrás, onde não se podia contar com a tecnologia das comunicações virtuais...




A Troca da Guarda no Palácio Real em Gamla Stan ocorre diariamente, às 12:15 de segunda a sábado, e às 13:15 aos domingos. Porém a música é incluída apenas nas quartas, sábados e domingos.



Um comentário:

  1. Que lindo que deve ser vivenciar isso!! Amo essas tradições, isso faz toda a diferença de um lugar!
    Lindo, lindo!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!