POR QUE OS VELHINHOS SUECOS SÃO MAIS ANTENADOS QUE OS NOSSOS?

Como combinado, cá estou, para contar a vocês porque os nossos velhinhos ouvem rádio a pilha e os velhinhos suecos carregam consigo Ipods da última geração.

Acontece que a Suécia, diferentemente do Brasil, sempre investiu muito em pesquisa. É um dos mais comprometidos investidores em Pesquisa do mundo, e o número 1 da Europa, injetando quase 4% de seu PIB neste campo*. Assim, as universidades e as empresas tiveram sua inteligência e criatividade incentivadas, o que resultou, por exemplo, na invenção do MOUSE DE COMPUTADOR, do BLUETOOTH para internet móvel, do MARCAPASSO, da embalagem TETRA PAK, da MÁQUINA DE DIÁLISE e de alguns aplicativos de internet como por exemplo o serviço de música SPOTIFY e também um dos meus melhores amigos, o SKYPE, que já teve picos de até 23 milhões de usuários simultâneos!!

Cerimônia do Prêmio Nobel, que nenhum brasileiro recebeu
Aí você diz: “tudo bem, mas estas são invenções recentes, como é que os velhinhos são tão antenados?”. Acontece que os exemplos citados são apenas o topo de um prédio que vem sendo construído ao longo da história do país – uma história de excelência em academia e pesquisa. A Suécia é o berço do PRÊMIO NOBEL, lembram? Além disso tem 3 universidades entre as 100 melhores do mundo (o Brasil não tem nenhuma) e 11 entre as top 500 (o Brasil tem 6 entre as posições 101 e 500), segundo a edição de 2010 do Ranking Mundial de Universidades, compilados pela Shanghai Jiao Tong University (http://www.arwu.org/, em inglês). Isso não é algo que se constrói de um dia para outro, certo? Pois então vemos que o investimento em educação e pesquisa é alto, e é por isso que se você fala inglês, vai poder se comunicar com absolutamente TODOS OS SUECOS, independentemente da idade, sexo, classe social ou profissão. Sério! Desde, espantosamente, uma criança de 7 anos até, igualmente espantoso, um senhor de 87!

Com todo este incentivo, esta energia tecnológica vibra pelo país, e faz com que as inovações não fiquem no âmbito abstrato e inalcançável de academias ou invenções malucas e/ou inúteis. Pelo contrário, a tecnologia é aplicada às tarefas do dia-a-dia, tais como numa máquina de lavar ou secar, numa chave para adentrar o seu prédio residencial, no ônibus, que te diz a estação mais próxima, ou na biblioteca pública, onde, para emprestar materiais, colocam-se o cartão pessoal e os livros numa máquina, que, por algum meio digital, lê as informações e entrega o recibo ao usuário. Assim, simples! E o mais legal é que todos estes exemplos citados estão disponíveis e acessíveis a TODOS, e não aos "alguns" que são mais ligados em tecnologia. Sacou a diferença?

Sabendo disso, fica fácil entender por quê foi exatamente aqui que empresas como Ericsson, Volvo, Scania, Eletrolux, Atlas Copco, SKF e Svandvik nasceram. As profundas raízes de um ambiente criativo também fazem da Suécia uma nação forte no ramo fashion e do design, com marcas gigantestas tais como IKEA e H&M, esta de roupas, fortíssima em toda a Europa e que, apesar de ainda não ter ido para o Brasil, tem Gisele Bündchen na campanha Spring 2011.

Pois é, queridos leitores... EDUCAÇÃO é o que move um país. Mas ela deve ser planejada e ter qualidade, diferentemente do que vemos acontecer no Brasil, onde universidades são apenas máquinas de fazer dinheiro para alguns poucos e passaporte para o profissionalismo medíocre para muitos outros.

*O Brasil investiu 4,7% de seu PIB em educação. Mas todos nós sabemos de que forma este investimento foi feito, né?

E eu vou ficando por aqui... Hoje é sexta-feira e durante o fim-de-semana eu não vou postar. Aproveitem o tempo livre para ler os posts anteriores, lembrando que há textos sobre Nova Zelândia, Bruges, Gante, Estocolmo e sobre os preparativos de uma viagem na sessão "Antes de Viajar". Aproveite também o final-de-semana para contar a seus amigos sobre o blog, virar um seguidor e deixar seu comentário. Na segunda-feira eu vou contar como é que se compra e vende um apartamento em Estocolmo. O processo todo dura 4 dias! Quer saber como? Então volte na segunda!

Muito obrigada por me acompanhar e espero que você volte sempre!

Um abraço e um ótimo fim-de-semana! Aqui por Estocolmo a previsão é de tempo lindo de primavera, com um "calor" excepcional de altíssimos 14 graus e céu aberto! Perfeito para uma boa feijoada e caipirinha! :)

Até segunda!  

4 comentários:

  1. Martha Uebe01 abril, 2011

    Excelente post Pri! E que venha o esperado findi com feijoada e caipirinha :) Beijao amiga!

    ResponderExcluir
  2. suzanaurso04 abril, 2011

    leio e gosto de seu blog, mas como não sou sueca, não sou antenada ,não sei me identificar como seguidora!!!Bjs e parabéns.
    suzana

    ResponderExcluir
  3. Ah, Su... Mas você não é velhinha!!! Pede pra Maia te ajudar e me segue!!! Beijão e obrigada pela leitura!!!
    Pri

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!