Se você vai viajar de avião, e principalmente se você vai fazer uma viagem longa, prepare uma mala de mão bem bacana com todos os itens de necessidade. Mas que itens são esses? O que você vai precisar durante o voo? Preparei uma lista superutil para que você não passe aperto nas alturas.
A primeira e mais importante dica (que deve ser um LEMA) é a seguinte: CONFORTO, e não beleza, deve ser sua prioridade. Ame seu corpo e sua mente, e cuide para que seu bem-estar seja preservado. Você não quer chegar a seu destino moooooorto de cansaço, certo? Você já vai ter que enfrentar o (con)fuso horário, a diferença de estação... Evite cansaços extras. Mas algumas pessoas querem embarcar e desembarcar bem bonitonas – eu sei, também sou mulher e também já fui visitar meu namorado em outro país! – e para isso eu tenho a solução perfeita!
Embarque vestindo a roupa que quer usar quando desembarcar, bem gatão ou gatona, e leve na mala de mão uma troca de roupas bem confortável. Bem confortável mesmo! Se você vai para a Austrália ou Nova Zelândia, então, leia de novo: BEM CONFORTÁVEL!
Despeça-se dos seus queridos no aeroporto de maneira elegante, de salto alto, se é o que você gosta. Mas assim que o avião decolar e as luzinhas do cinto se segurança se apagarem, vá ao banheiro, abra sua malinha de mão e ponha sua “roupa de guerra”: uma calça de moletom ou de malha, que não aperte suas pernas ou cintura, possibilitando a circulação do sangue; um par de meias – de preferência pretas – para que seus dedinhos fiquem bem à vontade; um soutien bem gostoso (deixe o poderoso push-up pra mais tarde) e uma blusinha soltinha. Vista seu chinelinho de quarto, volte para sua apertada poltroninha e curta sua viagem, de preferência, lendo seu guia de viagens. Antes de o avião aterrissar, volte ao banheiro com sua maletinha e vista sua roupa bonitona. No caso das mulheres, essa é a hora: faça sua maquiagem, coloque os brincos, passe um perfuminho, batonzão, e pronto! Linda novamente e melhor: sentindo-se bem!
Já ouvi algumas pessoas dizerem que não tiram os sapatos durante o vôo, alegando que será impossível colocá-los novamente quando chegar ao destino final. Não cometa este grave erro. Nas alturas, nossa pressão corporal se altera, fazendo o mesmo com a circulação sanguínea. Ao não tirar os sapatos, você impede seu sangue de circular como deveria, o que pode trazer péssimas conseqüências para sua saúde. Se você é fumante, tem pressão arterial elevada ou risco de trombose, corre sérios riscos. Tire os sapatos no avião! E se eles não entrarem novamente quando você chegar, paciência. Vista seu chinelinho e seja feliz, sabendo que você não vai perder seu passeio indo a consultórios médicos ou hospitais!
Há alguns itens que eu considero indispensáveis na bagagem de mão numa viagem de avião. Segue uma lista básica, que pode ser alterada de acordo com suas necessidades pessoais.
• Além da “roupa de guerra”, leve uma troca de roupa extra, com lingerie, meias e camiseta (a calça você pode usar a mesma, assim não ocupa muito espaço!). Isso é importante para o caso de sua mala extraviar e você não ter roupas limpas para vestir quando chegar.
• Leve um casaco quente e confortável. Geralmente é friozinho no avião. Dê preferência a casacos com capuz, ou inclua um cachecol, já que é possível que você seja o “sortudo” que vai sentar exatamente debaixo da única saída de ar do avião inteeeeiro que está quebrada e não pode ser fechada. Já pensou, passar 12 horas debaixo de uma ventania polar? Previna-se!
• Faça uma bolsinha com produtos de higiene que você pode e vai precisar: pasta e escova de dentes, pente, absorventes, lencinhos umedecidos. Geralmente os aviões têm esses lencinhos no banheiro do avião, mas, de novo: previna-se. Eles são pra lá de úteis se você, bem... se você precisa terminar sua digestão no banheiro... Ah, e não tenha medo de usar a privada do avião. Apenas, antes de dar a descarga, feche a tampa pois ela funciona num sistema a vácuo que faz um barulhão assustador e pode te entalar, caso você lá esteja sentado.
• Inclua na mala um par de
chinelinhos de quarto ou chinelos normais para usar no interior da aeronave. Assim que entrar no avião, tire seus sapatos, pois, como eu disse, os pés tendem a inchar... Deixe-os debaixo da poltrona na frente da sua ou, se possível, coloque-os numa sacola plástica e guarde-os nos compartimentos acima da cabeça. Ande pelo avião com o chinelo que você trouxe, e descanse seus pezinhos! E ANDE! De vez em quando levante e dê uma volta pelos corredores! Vá até o fundo, passe pela cozinha e volte pelo outro lado. Ajude seu corpo a circular o sangue!
• Agora, superimportante é o que eu chamo de “Kit Dorminhoco”, composto de
1) um travesseirinho inflável: eles quase não ocupam espaço na sua bolsa e te ajudam a dormir melhor...
2) uma máscara de dormir. Pois é. Tem gente, como eu e minha mãe (né, mãe?) que não conseguem dormir se não estiver tudo escuro. Com estas máscaras, você “escurece” o ambiente onde quer que esteja!
3) mas de que adianta estar no escuro com um travesseirinho se está um barulhão? Pois aí chega o terceiro item do kit: protetores auriculares. Uma esponjinha em cada orelha e pronto... vá para os braços de Morfeu. Importante: peça ajuda ao vendedor quando for comprar os plugs, pois há modelos que servem apenas para filtrar ruídos, e outros que vão realmente barrá-los. OBS: os três itens do kit são facilmente encontrados em lojinhas no próprio aeroporto.
• Algo para distrair-se. Aí vai de acordo com cada um. Palavras cruzadas, Sudoku, PSP, seu IPod, IPad, Iqualquercoisa... Seu guia de viagens, a Veja da semana... O livro que você está lendo... Não importa o que, mas leve algo. É bastante entediante ficar no avião por muito tempo, e lembre-se que mesmo com o “kit dorminhoco” você pode ter uma insônia... Isso é muito comum devido à ansiedade a ao fuso horário. O avião provavelmente vai seguir o horário do destino, o que significa que o jantar será servido quando você não está com fome e que eles vão apagar as luzes quando você está no pique total. Alguns aviões têm telas individuais, com filmes e outros meios de entretenimento, e isso é maravilhoso!! Mas é muito, muito, muito comum que no meio do filme a tela “trave” ou que você não consiga mudar de canal e tenha que assistir ao mesmo filme por 3 vezes seguidas! De novo, não conte com ajuda extra, previna-se!
• DOCUMENTOS: cuide bem deles, você vai ser grato mais tarde. Deixe-os todos juntos, para ficar mais fácil de achar quando você precisar. Os papéis importantes, tais como bilhetes eletrônicos, endereços de hotéis e telefones úteis, por exemplo, eu sempre coloco numa pasta com elástico. As de plástico protegem de líquidos, mas as de papelão também são boas, e um pouco mais leves. Deixe tudo lá, à mão.
• Uma CANETA. Se você está indo para outro país, terá que preencher alguns formulários. Tenha em mãos uma boa e velha BIC, para não perder tempo de ter que procurar uma num dos balcões quando desembarcar.
Outros detalhes a se observar ao fazer sua mala de mão:
• PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL: todos os líquidos, pastas ou géis com mais de 100 ml devem ir na mala despachada (na grande, que você não carrega consigo). Cuidado, pois eles barram sem dó nem piedade. Não faça como eu e evite ver seu Victoria´s Secret novinho de Morango com Champagne (meu favorito) ir direto para a lata de lixo, assim, na sua frente. Não importa o quanto você tente impedir... Você vai perder seus produtos se esquecer-se de colocá-los na mala despachada!!!
• ZIPLOC: todos os líquidos, pastas ou géis que você carrega na maleta de mão devem estar num saquinho plástico transparente e fechado, tipo ziploc. Geralmente estes saquinhos são distribuídos gratuitamente nos aeroportos, mas no de Bruxelas você tem que comprar por 1 euro.
• O mesmo cuidado deve ser tomado com OBJETOS PONTIAGUDOS, tais como alicates de unha, tesourinha, abridor de garrafas de vinho, etc. Eles jogam no lixo na sua frente.
• LAPTOPS: se você está levando o seu, cuide para tê-lo num lugar da maleta em que seja fácil de retirar e guardar novamente, pois eles devem estar numa bandeja separada na hora do raio-x.
CUIDADO NO FREE SHOP!!!!
Se seu voo tem conexão internacional – por exemplo, se seu destino final é Bruxelas e você vai trocar de avião em Milão – isso significa que você terá que passar pelos procedimentos de segurança por uma segunda vez. Ou seja, usando o exemplo dado, em Milão você e suas malas passarão novamente pelos raios-X e haverá checagem de líquidos e objetos pontiagudos.
Portanto, meu amigo, por mais que seja tentador comprar no free shop aquele delicioso creme da Victoria´s Secret, seu perfume favorito para usar durante a viagem ou uma garrafa de pinga para presentear seu amigo estrangeiro, PARE! Tudo ficará na lata de lixo em Milão. Deixe para comprar na volta ou compre coisas lá em Milão, no free shop de lá!
Cuide para que nenhum líquido ultrapasse o limite dos 100 ml!
Com tudo certo, passaporte em mãos... BOA VIAGEM!