A língua sueca!

Bem, como estes dias têm sido de estudo intenso, inspirei-me para escrever sobre a nova língua que estou aprendendo: o sueco.

Quando vim visitar a Suécia, num fim-de-semana de setembro do ano passado e vi os anúncios, as placas, os cartazes, mostrando aquelas letrinhas diferentes, achei a língua supercharmosa! Ouvi-la também me dá prazer. É como música. Porque o sueco é cantado! Cheguei à conclusão de que o sueco é como o italiano: de nada adianta você saber as palavras e a gramática se você não "canta" a frase. Experimente dizer, sem a melodia típica italiana o seguinte: "Mangiare, che ti fa benne!". Agora mude, e "cante" a frase na melodia italiana, acentuando as sílabas e gesticulando bastante, com as duas mãos... Quanta diferença, né?
Pois a língua sueca também é assim! Cantada! 

Bem, a melodia pode até lembrar o italiano, que é uma língua latina e portanto, um pouco "parecida" com o português. Agora, as palavras... não têm NADA a ver... A não ser as palavras internacionais, como telefon, fabrik, radio, teve... Mas as genuinamente suecas não apresentam qualquer semelhança com o que conhecemos... 
Entendeu algo?


Português, espanhol, italiano, francês, romeno e catalão são línguas neolatinas, ou seja, derivadas do latim. Inglês, alemão, holandês, islandês, norueguês, sueco, entre outros idiomas são línguas germânicas. Meus anos de estudo de língua alemã como aluna ouvinte das aulas do Fábio Chiquetto no curso de letras da Unesp-Assis, minhas ótimas notas e minha dedicação parecem de nada adiantar... lembro-me de uma ou outra palavrinha, mas não muitas. O holandês, que aprendi no ano passado, quando vivi em Bruges, na Bélgica, esse sim, ajuda bastante no aprendizado do sueco. A gramática é muito parecida, e as palavras, embora não sejam exatamente iguais, soam ou são grafadas de maneira parecida.

O sueco tem 9 vogais (!!!), mas mais de 18 sons de vogais, pois dependendo da letra que acompanha a vogal, o som muda. (AI!). Também tem consoantes quase impossíveis de se pronunciar, como o "SJ". Tem que fazer um curso específico só pra aprender a falar isso!!!

As 9 vogais da língua sueca


Não há feminino ou masculino, mas uma coisa pode ser "EN" ou "ETT". E isso muda todo o resto da frase. Não há regra, assim como não há regra no português para saber se algo é feminino ou masculino. Tem que decorar! (AI número 2!). 

O plural tem 5 terminações diferentes. (AI número 3). Não é como o inglês, em que a gente só adiciona um "s". 

E por aí vai...

Desafios, desafios, desafios... Depois de aprender holandês ou sueco, vi que realmente o inglês deve ser a língua mundial, pois é a mais simples de ser aprendida... poucas regras, formas simples... 


Um detalhe interessante! A Suécia, com seus benefícios sociais, sempre pensando no povo e no seu bem, oferece, gratuitamente, a todos os estrangeiros que aqui residem um curso de línguas e cultura. A escola é ótima, tanto na estrutura  física quanto na qualidade do curso. De manhã temos aulas de gramática e vocabluário e de tarde as aulas são mais generalizadas: música (adoro!), computação, pronúncia, redação, entre outros. Os alunos são classificados de acordo com seus estudos anteriores, e há vaga para todos - de não alfabetizados a acadêmicos. 

Essa é a Suécia!

PS: este post é dedicado especialmente ao meu querido amigo Fabiano Fernandes (Bolaxa), professor de francês formado pela Unesp e que, assim como eu, colhe os frutos da grande aventura de morar num outro país! 

12 comentários:

  1. Demais! E eu reclamando para aprender inglês!
    Mas achei linda a escrita desta língua, mais lindo deve ser o prazer de um dia poder olhar uma simples placa de trânsito e saber exatamente o que está escrito nela!
    Acho que até me animei para continuar o meu mísero inglês...rs...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Priscilla, älskade den här texten. Det är lätt att lära sig när du jobbar hårt nog. Kisses

    ResponderExcluir
  3. Ai, Jizuis... Meu google translator não ajudou mto... que será que você disse?? rsrsrs... beijos

    ResponderExcluir
  4. Vou continuar firme e forte no meu simples Inglês
    è bem mais fácil!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Putz Pri, acho que não me lembro mais. Mas em todo caso, devo ter dito que adorei esse post. Aliás, todo o seu blog é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Daniel Shinzato.04 maio, 2011

    ! gostei das 9 vogais.
    amolecem qualquer língua,rs..

    ResponderExcluir
  8. QUERIDA PROFESSORA,
    OBRIGADO PELA AULA.

    ME ANIMEI COM A SUA AULA E TENTEI APRENDER ALGUMA COISA

    CHUVA EM ALEMÃO: GOTÁSKAEN

    ÁFTAZ ARRDENDÓEN EMORRÓIDSZIDEN

    TÁ CERTO? BEEEJO

    ResponderExcluir
  9. Dani: O duro é quem está acostumado com o AEIOU amolecer a língua... ai ai!

    Marcelo: Adoro falar alemão também!!! kkkk

    Naldo: Obrigada!!!

    Mãe: Vai que vai! Firme e forte!!

    Carol: Será que vou poder um dia dirigir aqui, sem problemas???

    Obrigada a todos! Beijos

    Pri

    ResponderExcluir
  10. Rita Luvisotto05 maio, 2011

    Adorei, ADOREI, ADOREIIIIII esse post!!!!!
    Que sdd da Suécia, da lingua, cultura e pessoas daí!!!
    Obrigada por me trazer recordações tão boas Pri!!!
    Bjs e sdd de vc!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post.
    Priscila moro em Bh e aqui não tem nenhum curso de sueco e não encontro nem material disponível. Tenho muito interesse em aprender, você me sugere alguma coisa?

    Abraços.

    Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Tente vídeo aulas no youtube. Tem várias lá.
      Tem uma página no facebook chamada "Brasileiros na Suécia", e eu sei que há suecos lá que gostam e/ou têm afinidade com o Brasil. Talvez você possa encontrar alguém por lá disposto a te dar umas aulas por skype!
      Conte pra gente depois!

      Boa sorte!

      Excluir

Obrigada por comentar!