Meus amigos artistas...

Entre as coisas mais gostosas que tenho na vida estão meus amigos-artistas. Aqueles que se expressam, que dançam pela vida livremente, sem se preocupar com o julgamento alheio... Que conversam cantando e que parecem fazer poesia ao falar... Que promovem encontros deliciosos, regados sempre a muito sorriso e leveza...

Esses amigos são os que tocam um instrumento, que pintam quadros ou paredes, que escrevem, que gostam de ler, pensar, refletir e encontrar soluções criativas e inovadoras para velhos problemas. Ou que gostam apenas de apreciar tudo isso.

Eles carregam no bolso uma caixa de fósforo pra chacoalhar num samba e um giz de cera pra alegrar a vida. E têm ainda uns que são mestres em jogar tudo pro alto e depois, surpreendentemente, dar conta de equilibar tudo ao mesmo tempo, mais do que as mãos parecem suportar. Estou falando do amigo-circense.

E para ele, encontrei em Estocolmo, pertinho de onde moro, uma loja que queria lhe dar de presente. Ela se chama JONGLERA, e lá dentro há tudo de mais criativo e divertido que se possa imaginar: bolinhas coloridas, malabares, cordas-bamba... Eles também indicam cursos onde se pode aprender a ser malabarista, mágico, andar de perna-de-pau... É linda!







E pra quem quer se especializar ou se profissionalizar na arte, Estocolmo oferece ainda - pasmem! - a Universidade de Dança e Circo (http://www.danshogskolan.se), em que o aluno sai formado em várias modalidades artísticas. Não é uma delícia?


No vídeo abaixo (recomendado pelo meu amigo-malabarista) você vai ver um ex-aluno da Universidade de Dança e Circo de Estocolmo: Wes Peden, o primeiro americano admitido na universidade, que em 2007 foi um dos 16 escolhidos dentre os 68 candidatos que passaram na peneira em que 200 inscritos concorreram.


A você, Marcelo Marmelo/Rodini/Mamute! Obrigada por ser um desses tão queridos amigos-artistas! 
;)

2 comentários:

  1. Que legal essa postagem Pri, acho que no fundo, todo mundo, qdo criança desejou ser um mágico de circo, um palhaço, um acrobata ou malabarista. Uma pena que no Brasil o circo, antes tão presente nas cidades do interior, hoje esteja quase se acabando.

    ResponderExcluir
  2. Legal, né? E eu tenho um amigo que não deixou esse sonho de criança morrer... e quando ele está por perto todo mundo vira criança novamente... nada melhor, né?
    :)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!