Esta matéria do G1 ilustra bem a sociedade sueca! Eles são tão certinhos e honestos!!! Vejam que:


1 - eles continuam pagando "o mesmo" prêmio (corrigido, é lógico) aos ganhadores do Nobel, desde 1901!!!!


2 - hoje não há crise financeira alguma na fundação Nobel, mas ainda assim eles decidiram reduzir o valor do prêmio. Pensando no futuro! (eles planejam TUDO! Me disseram uma vez que antes de saírem para um café com amigos, os suecos planejam inclusive os assuntos que vão puxar! Não sei se é verdade... Todo sueco pra quem eu pergunto nega, mas não sei não... não é de se duvidar!)



Crise financeira faz Fundação Nobel 



reduzir em 20% valor de seus prêmios

Agraciados vão receber o equivalente a US$ 1.125.600.
Redução tem objetivo de preservar capital no 'longo prazo', diz fundação.

Da AFP
A Fundação Nobel anunciou nesta segunda-feira (11) que, em 2012, as pessoas que receberem seu prestigioso prêmio receberão um valor 20% inferior a seus predecesores.
"A Fundação Nobel fixou o montante da remuneração dos prêmios Nobel 2012 em 8 milhões de coroas (US$ 1.125.600) por prêmio", anunciou em um comunicado, recordando que, desde 2001, a recompensa era de 10 milhões de coroas (US$ 1.407.000).
"Trata-se de uma medida necessária para evitar colocar em perigo o capital (da fundação) num longo prazo, levando em conta a crise financeira", explicou a entidade.
O total de 8 milhões de coroas atribuído a cada premiado em 2012, corrigido pela inflação ao longo dos anos, equivale às 150.782 coroas entregues aos primeiros premiados em 1901, segundo o presidente da Fundação, Lars Heikensten.
"O valor está no fato de que se trata de um prêmio absolutamente único", destacou.

Essa onda de planejamento é boa. Tem inúmeras vantagens... mas ainda acho tão esquisito! Não consigo me adaptar totalmente! 
Meus amiguinhos suecos me mandam mensagens do tipo:
"Oi, Priscila. Que tal saírmos para um café na semana 30?". SEMANA 30??? Que raio é esse?? (Detalhe... é sempre com duas semanas de antecedência. Coisa do tipo: "vamos nos ver depois do trabalho?", ou "passe em casa qualquer dia" simplesmente não existem).
Desisti de ir na academia porque o sistema é assim: você tem um cartão (tipo de crédito) com login e senha. Pra participar das aulas, vai na internet e marca. COM DUAS SEMANAS DE ANTECEDÊNCIA. ENTENDEU? VOU REPETIR: COM DU-AS SEMANAS DE ANTECEDÊNCIA!!! Ainda assim, há i risco (grande, diga-se de passagem), de você ficar na lista de espera de uma aula! Absurdo! Talvez isso funcione pra quem seja mais ligado em esportes. Mas como eu não sou, não consigo saber se daqui a duas quintas-feiras às 17:45 eu vou estar a fim de ir na aula de aeróbica... e na sexta seguinte, às 19:00, na aula de body pump...
Os carinhas novinhos, assim, tipo 19 anos... (dá até dó da falta de espontaneidade...) num papo mais sério, eles te contam em detalhes tudo o que farão nos próximos 20 anos de suas vidas... 3 anos trabalhando nisso, depois eles compram um apartamento, viajam por 3 meses pela Ásia. Quando voltarem, vão trabalhar numa empresa assim assim e assado, em tal posição... e por aí vai...
As férias de verão são planejadas a cada verão. Ou seja, com um ano de antecedência. Eles sabem pra onde vão, onde vão ficar e inclusive - história real!!! - que para chegar até o destino final, vão dirigir por x horas, dormir em tal cidade no hotel y e seguir viagem a partir de tal hora da manhã. 
Planejamento é bom, eu sei. Tenho plena consciência de que se o Brasil e os brasileiros só teriam ganhos se aprendessem a planejar a família, os gastos, a vida... Eu tenho aprendido HORRORES nessa minha experiência sueca. Tudo está bem! Mas é legal fazer um equilíbrio e saber lidar com coisas inesperadas. O que assusta aqui é que quase não há algo que seja feito assim, porque deu vontade. E quando alguma coisa acontece fora do planejado - quando alguém anda de bicicleta alguns metros pela calçada (e não na ciclovia), quando algém vai pegar uma encomenda e esquece a identidade, quando eles esbarram sem querer numa pessoa no meio do caminho... -, eles meio que surtam. Eu percebo que eles têm maior dificuldade em lidar com o inesperado (assim como eu tenho dificuldade em lidar com o planejado! rsrsrs). 
Sou só eu ou é coisa de brasileiro ser mais espontâneo? Você é assim, todo planejadinho(a)?
PS: agora o blog tem uma página no facebook! Curta-a! http://www.facebook.com/NalgumCanto

Um comentário:

Obrigada por comentar!