Cheguei no aeroporto. E agora?

Continuação do post "Primeira Viagem de Avião"


2 - Cheguei no aeroporto. E agora?
Primeira coisa a fazer é procurar uma tabela de partidas e chegadas. Às vezes são telas gigantescas; às vezes nem tanto. Lá estão listados todos os voos que partem e chegam daquele aeroporto. Eles estão listados por ordem de horário de decolagem - no caso de partidas -, ou de aterrissagem - no caso de chegadas. Eles são mais ou menos como o da foto abaixo.



Na frente da hora do seu voo você verá o número do voo (que inicia com duas letras, fazendo referência à linha aérea que opera seu voo). Você também verá o número do balcão de check-in. Pronto! Agora você já sabe pra onde ir. Siga as placas do aeroporto e encontre o balcão pra onde você tem que ir.

3 - Fazendo o check-in
Hoje em dia é muito comum que os passageiros tenham que fazer o check-in em máquinas automáticas e usem o balcão de check-in apenas para despachar as malas. Se o seu voo exigir que você faça isso, haverá uma placa na entrada da fila para o balcão pedindo para que você faça o check-in nas máquinas. Dirija-se até uma delas, que ficam espalhadas pelo aeroporto, e siga as instruções na tela. É muito simples. Se precisar de ajuda, não tenha medo de pedir! Ao final, o seu cartão de embarque será impresso, com seu nome, o horário de partida, o portão de embarque e talvez o seu assento no avião.


Quando chegar a hora de ir ao balcão de check-in, com sorte, você não terá que enfrentar fila! :) Mas se tiver, aí sim você vai dizer: "nossa, que bom que cheguei cedo!!". Se você está viajando com outra(s) pessoa(s), vocês podem ir juntos até o balcão ;-)




Quando estiver perto da sua hora de ser atendido, tenha à mão seu passaporte e seu e-ticket, caso você tenha comprado sua passagem pela internet.
O atendente pedirá seu passaporte e perguntará se você não está levando nenhum dos itens proibidos na mala de mão (para saber sobre os itens proibidos, clique aqui). Ele, então, pedirá a você que coloque sua mala a ser despachada (a pesadona) na esteira e ela será pesada. Caso você esteja levando mais quilos do que o permitido, você terá que tirar algumas coisas até deixar com o peso permitido. E às vezes acontece de eles serem bem rigorosos. Uma vez eu estava com uma mala de 27 kilos e meu marido carregava uma de 23. O limite era 25. Apesar do meu pedido, o atendente não permitiu que deixássemos as malas daquele jeito (as duas juntas tinham 25 quilos cada, em média), e me fez passar dois quilos de uma para outra... Não precisa ser EXATO... eles dão uma quebradinha em gramas, mas não conte muito com isso. Se você não tiver como deixar sua mala mais leve, terá que pagar por excesso de bagagem.

4 - A área de embarque
Saindo do balcão do check-in, vá direto ao portão de embarque. Há mais filas para enfrentar, então não fique zanzando muito pra lá e pra cá. Faça o que tem que fazer a fim de não ter que ficar nervoso, achando que não vai dar tempo de pegar o voo. Mas que portão de embarque?

Ao final do check-in, o atendente escreverá / imprimirá no seu cartão de embarque (sua passagem) o portão a que você deve se dirigir a fim de embarcar (o portão de embarque). Algo como A14 ou G6. Se você fez o check-in nas máquinas, é provável que o portão já esteja impresso no seu cartão de embarque!
Novamente, siga as placas do aeroporto (ou pergunte! Não tenha medo!) e vá até lá. Haverá uma pessoa bem na entrada do portão que pedirá pra ver seu cartão de embarque e o escaneará.

Fique ligado pra saber como passar nos raios-x!!

2 comentários:

  1. Adorei tudo que voce postou!!! Nossa!!! Fascinante!
    estou inda para Suécia dia 25 de junho e retorno dia 05 de julho, passando por Londres, onde irei ficar por 5h, gostaria de saber como devo me vestir para essa viagem(já que é minha primeira ao exterior), como é o clima nesse período, se devo levar botas, Scarpin, sapatilhas, etc...

    Abraços

    Isnadja

    ResponderExcluir
  2. Oi e obrigada pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado!
    Esse período na Suécia faz um clima gostoso (para os padrões suecos), mas apesar de fazer calor durante o dia, não se esqueça que de noite faz um friozinho bem chatinho... Já perdi um pouco a referência, mas me lembro que no meu primeiro verão eu dizia que o frio que faz a noite é como o frio do inverno brasileiro! E acho que é verdade mesmo porque eu estava em SP duas semanas atrás e todos reclamavam do frio... e eu pensava: "isso aqui é primavera sueca!". Portanto você tem que trazer pelo menos um casaquinho quentinho (se você não tiver, compre aqui um "casaco de verão". É sério!). Quanto a sapatos, bem... eu só recomendaria o scarpin se você tivesse uma festa ou então se você quiser se arrumar para sair de noite. Geralmente, quando a gente viaja, o que mais faz é bater perna... e pra isso você precisa de sapatos bem confortáveis!

    Passe aqui depois para contar o que achou da Suécia!
    Abraços,

    Priscila

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!