A nova princesa sueca

Primeira foto de Victória, Daniel e a princezinha.
Literalmente!
Nesta minha passagem pela Suécia, fico feliz por ter testemunhado um momento tão importante para a história do país: o nascimento da futura rainha.
Victória, filha mais velha do casal real Carl-Gustav e Silvia (filha de mãe brasileira), casou-se com o plebeu Daniel exatamente um mês após o casamento desta plebeia que vos escreve com o (meu) "príncipe" belga. E esta semana nasceu o bebezinho.
Pela regra - criada após o nascimento de Vitória -, o trono é passado para o primeiro filho do casal real, independentemente de ele ser do sexo feminino ou masculino. Ou seja, é Vitória quem herdará a coroa de seu pai. E esse bebezinho que ela carregava no ventre herdará o reino daqui a alguns anos.

Na quinta-feira (23/04/2012), a Suécia acordou feliz. Às 04:26 nasceu a mais nova princesa sueca, a futura rainha do país. Até o nascimento, ninguém sabia o sexo da criança. Quando o orgulhoso papai Daniel, na conferência com a imprensa, direto do hospital Karolinska (onde estudei Neuropsicologia!) anunciou o nascimento de uma menininha, a Suécia toda ficou feliz! Uma repóter soltou um "ah", e todos os outros sorriram. Foi bonito ver a emoção de Daniel. Mas mais bonito ainda foi ver a comoção do povo sueco.

Pra mim, era só mais uma criança nascendo. Mais que isso, uma criança que nunca vai trabalhar e mesmo assim viver uma vida de luxo e conforto. Minha mente "rebelde" é um pouco contra essas coisas... Mas eu não achei pessoas que compartilhassem da minha visão. Então fiquei calada e, como sempre, observei.

A Suécia estava em festa! E vi isso no sorriso e no olhar dos suecos que trabalham comigo! Todo mundo queria falar um pouquinho da Victória, do nascimento, do Daniel... O nascimento da princesa foi o assunto do dia! Pontualmente às 12:00 houve uma salva de tiros de canhão (eu acho), em homenagem à princesinha. 42, em vez dos 21 tiros que homenageiam o nascimento de um membro da família real. Este bebezinho merece o dobro, afinal, será um dia a rainha desse país. Pela Suécia todo, "bolos da Princesa" foram vendidos, e cada família ou escritório comemorou o nascimento do bebê.

O "Bolo da Princesa" ou "Prinsesstårta"


Aí veio a pergunta: "qual será o nome da princesa?". Todo mundo queria saber! No meu escritório, rolou um bolão. 20 Coroas (5 reais) por nome. Minha aposta foi em Catharina, e meus colegas chutaram: Alice, Sonja, Amanda, Emma, Desirré, Ingrid, Anna... O nome seria anunciado no dia seguinte, às 11:15.

Ainda na quinta-feira, houve na tv, além da reportagem no jornal das 19h, um programa de uma hora de duração com dois especialistas em assuntos reais, falando tudo o que se pode imaginar sobre a repercussão do nascimento mundo afora... Além de adivinhações do nome do bebê, claro. Repórteres estavam de plantão em frente ao castelo onde Victória e Daniel moram (a mais ou menos 2 km da minha casa! rsrsrs), informando, com a acurácia sueca: "o tio Carl-Phillip e Sofia (namorada de Carl-Phillip) chegaram para visitar o bebê às 17:11". Os avós "Sílvia e Carl-Gustav acabaram de deixar o palácio". E assim por diante. Soube que a princesa Madaleine, que mora em Nova Iorque, não estava aqui para acompanhar o nascimento da sobrinha. Parece que vai esperar uns dias para vir...

E no dia seguinte, o dia não tomou seu ritmo normal antes das 11:15. Todos estavam na expectativa. Parecia dia de final de copa do mundo! Eu achei aquilo tão fofo (e um tanto bobo, pra ser honesta...). Às 11:15, como prometido, ficamos sabendo do nome da princesa: Estelle Silvia Eva Mary. Ninguém ganhou o bolão e recebemos de volta as 20 coroas. Eu sugeri que comprássemos um "bolo da princesa" com o dinheiro, mas o marzipan, usado na cobertura do bolo, esgotou-se em Estocolmo e nas cidades vizinhas (pode?).

Outra coisa que achei muito bonitinha foi a reação das pessoas na rua. Vi pela tv e li no jornal. Os repórteres perguntaram para pessoas na rua: "o que você acha do nascimento da princesa?". E a resposta de todos foi muito positiva. "Ótimo! Quero desejar a Victória e ao Daniel toda a felicidade do mundo!", disse um. "Parabéns!!", disse outro. Nada de piadinhas, nada de coisas do tipo: "mais uma pra gastar o dinheiro dos nossos impostos"... tão estranho pra mim! Acho que a gente (brasileiro) está tão acostumado a julgar mal quem está no poder, que palavras e pensamentos negativos são as primeiras coisas que me vem à cabeça. Mas aqui não foi assim. Todos estavam felizes, sorridentes e recebendo de braços abertos a nova princesinha!

Em um dos prédios reais é possível assinar um livro de "bem-vinda ao mundo" para Estelle.
Veja aqui Daniel anunciando ao país o nascimento de sua filha. Ele diz:

"Nesta manhã, às 04:26, nasceu, com 51cm e 3280 gramas, uma muito bonitinha princesa".


2 comentários:

  1. Que diferente tudo isso pra nós. É como você disse, não estamos acostumados com isso!
    Achei muito engraçado!
    Adorei a postagem, muito bom ficar por dentro de um momento que ficará para a história!

    Bjs! Amei!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Vida longa a nova princesa! Escutei a entrevista toda mas confesso, pesquei uma ou outra palavra apenas.... buá.
    bjs Pri

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!