Lavando a louça... água quente!

Estou abrindo uma nova "sessão" no blog - ou "marcador", na linguagem blogueira - pra contar um pouco de como é cuidar de uma casa em outro país. Por mais que limpar ou cozinhar seja praticamente a mesma coisa em todos os lugares do mundo, há diferenças grandes no modo como se fazem as coisas, e principalmente nos utensílios e produtos que estão disponíveis no mercado...

E para abrir a sessão vou falar de algo que temos que fazer todos os dias na casa, às vezes até mais que uma vez por dia: lavar louça! Hoje estava "friozinho" (para uma brasileira... os suecos estavam andando de hawaiianas nos pés!). 19°C. E, claro, havia louça para ser lavada. Mas é tão confortável abrir a torneira e ter água quentinha!!!! No Brasil a gente sofre com a água gelada, né? Outra belíssima vantagem de se ter água quente é que a gordura da louça sai com muito mais facilidade. Por aqui não tenho visto muito, mas na Austrália e na Bélgica, é comum que se tenham pias com duas bacias. Numa delas toda a louça é mergulhada em água quente com um pouco de detergente. Toda aqueles restinhos de comida que ficam grudados nos pratos, a oleosidade dos lábios, que ficam impressos nos copos... tudo se vai facilmente. Superprático!

Sem contar que a mesma água quente sai da torneira do banheiro... Lembro-me das manhãs geladas de inverno quando eu ia à escola ainda... lavar o rosto era um terror... Aqui é tão gostoso... você sai quentinho da cama e lava seu rosto com água morninha...

Se você vier por essas bandas, vai ver que eu todos os lugares em que você for lavar as mãos, sejam eles públicos ou privados, há água quente saindo diretamente da torneira! Uma maravilha!


6 comentários:

  1. Oiê!
    Aqui em casa tem a pia com duas bacias. Mas uma desvantagem da água quente é que precisa de MUITO hidratante nas mãos. Mas nem me importo qdo lembro do terror q era tomar banho de manhã em SP. Que horror!

    ResponderExcluir
  2. Pri, esta semana passou na tv sobre isso, que os países tem utilizado, inclusive, o lixo para gerar energia para aquecer a água de todos os lugares. Inclusive para as torneiras de banheiros públicos.
    Muito legal isso né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Martha Uebe18 junho, 2011

    Bacana Pri!!!!! Aqui em casa tb sao duas bacias...tao pratico qdo o assunto é lavar mmta louca!! E o hidratante tb tá sempre na cozinha!!rsrsrs Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Pri, qdo morei naquele prédio antigo (acho que era dos anos 1940) da Haddock Lobo x Antonio Carlos, existia uma caldeira que abastecia todos os aptos. Também tinhamos água quente em todas as torneiras da casa. Dá uma saudades de lá nos invernos...

    ResponderExcluir
  5. Jura??? Nossa, por que será que pararam de construir caldeiras nos prédios?? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  6. O aquecedor solar aqui de casa só libera a água quente para a pia da cozinha depois da louça toda lavada!!! Uma porcaria!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!