Estocolmo, junho, 2 da manhã

Pra vocês terem uma ideia melhor de como o sol brilha nestas terras nórdicas, no sábado eu tirei uma foto do céu às duas da manhã. Deem uma olhada: 


Estocolmo, 2am
Incrível!!
Agora me digam, como é que é possível dormir sem blackout nas janelas, se às 3:30 - 4:00 o sol já está se levantando?? Eu não sei, mas como contei em um post anterior ("Noite, Cadê Você?" http://nalgumcanto.blogspot.com/2011/05/noite-cade-voce.html), a maioria dos suecos parece gostar dessa claridade... Da janela do meu apartamento vejo muitas e muitas outras janelas com apenas cortinas leves e finas... Parece que ninguém quer bloquear o sol...

Mas como eu não sou sueca, e não consigo dormir na claridade, tratei de arrumar um jeito de escurecer o quarto. Encontramos um vendedor de blackouts pela internet... Um cara muito engraçado, de descendência espanhola, que quando veio instalar as cortinas se sentiu tão a vontade que acabou almoçando com a gente e até tocando violão... Não podia ser sueco puro mesmo... Estou tão feliz com a casa toda escura! Pela primeira vez consegui dormir até depois das 5:00 sem acordar!

Mas olha, o incômodo da claridade não é nada, pois a beleza de assitir a espetáculos da natureza, do clima, do vento, do céu, a partir de diferentes pontos do planeta é simplesmente indescritível! Por isso eu amo viajar! E cada lugar tem a sua beleza e sua tristeza! Estou amando descobrir as de Estocolmo!

5 comentários:

  1. E eu estou amando que vc descreva, para nós, todos esses encantos e também os desencantos dessa linda cidade.

    ResponderExcluir
  2. REI: Que bom que as minhas descrições são apreciadas! Tem tantos detalhes curiosos no cotidiano... sou muito grata a internet, que me permite compartilhar minhas impressões com outras pessoas que são curiosas como eu!

    Lá no facebook recebi um comentário sobre o post, pedindo o telefone do cara das cortinas. Segue o website da empresa: http://web.comhem.se/kjellspersienner/. E aviso: prepare um bom prato de arroz e feijão, porque se o cara se sentir a vonts, ele vai cerrar o almoço! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri, sei bem o que está passando com a claridade. Passei pelo mesmo problema quando morei aí. Mas o desenrolar da sua história foi bemmm melhor que da minha. kkkkk. Qualquer hora te conto o que me aconteceu!!!
    Concordo com vc numa coisa, durante a "noite" o céu fica num tom de "azul marinho" maravilhoso né?! Até hj tenho essa visão registrada em mim.
    Eu adoro o céu da Suécia!!! bjs e sdd de vc

    ResponderExcluir
  4. Eu amaria ficar a noite acordada vendo um céu destes... no silêncio da madrugada... Mas te entendo! Aqui em Curitiba é bem engraçado, quase nenhum janela tem "veneziana". Tudo em vidro. A gente TEM que por black-out, não tem outra alternativa, porque 6 e meia o sol começa entrar... Acho estranho este costume, mas como vc diz, né, cumadjinha, são justamente estes costumes diferentes o que nos interessa! Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. RITA: Estou curiosíssima! Conta pra gente!!!

    GÊ: Aqui também as janelas são só de vidro, nada de veneziana... O que me faz pensar na colonização europeia do sul do Brasil! Interessante, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!