Bem, como estes dias têm sido de estudo intenso, inspirei-me para escrever sobre a nova língua que estou aprendendo: o sueco.
Quando vim visitar a Suécia, num fim-de-semana de setembro do ano passado e vi os anúncios, as placas, os cartazes, mostrando aquelas letrinhas diferentes, achei a língua supercharmosa! Ouvi-la também me dá prazer. É como música. Porque o sueco é cantado! Cheguei à conclusão de que o sueco é como o italiano: de nada adianta você saber as palavras e a gramática se você não "canta" a frase. Experimente dizer, sem a melodia típica italiana o seguinte: "Mangiare, che ti fa benne!". Agora mude, e "cante" a frase na melodia italiana, acentuando as sílabas e gesticulando bastante, com as duas mãos... Quanta diferença, né?
Pois a língua sueca também é assim! Cantada!
Bem, a melodia pode até lembrar o italiano, que é uma língua latina e portanto, um pouco "parecida" com o português. Agora, as palavras... não têm NADA a ver... A não ser as palavras internacionais, como telefon, fabrik, radio, teve... Mas as genuinamente suecas não apresentam qualquer semelhança com o que conhecemos...
|
Entendeu algo? |
Português, espanhol, italiano, francês, romeno e catalão são línguas neolatinas, ou seja, derivadas do latim. Inglês, alemão, holandês, islandês, norueguês, sueco, entre outros idiomas são línguas germânicas. Meus anos de estudo de língua alemã como aluna ouvinte das aulas do Fábio Chiquetto no curso de letras da Unesp-Assis, minhas ótimas notas e minha dedicação parecem de nada adiantar... lembro-me de uma ou outra palavrinha, mas não muitas. O holandês, que aprendi no ano passado, quando vivi em Bruges, na Bélgica, esse sim, ajuda bastante no aprendizado do sueco. A gramática é muito parecida, e as palavras, embora não sejam exatamente iguais, soam ou são grafadas de maneira parecida.
O sueco tem 9 vogais (!!!), mas mais de 18 sons de vogais, pois dependendo da letra que acompanha a vogal, o som muda. (AI!). Também tem consoantes quase impossíveis de se pronunciar, como o "SJ". Tem que fazer um curso específico só pra aprender a falar isso!!!
|
As 9 vogais da língua sueca |
Não há feminino ou masculino, mas uma coisa pode ser "EN" ou "ETT". E isso muda todo o resto da frase. Não há regra, assim como não há regra no português para saber se algo é feminino ou masculino. Tem que decorar! (AI número 2!).
O plural tem 5 terminações diferentes. (AI número 3). Não é como o inglês, em que a gente só adiciona um "s".
E por aí vai...
Desafios, desafios, desafios... Depois de aprender holandês ou sueco, vi que realmente o inglês deve ser a língua mundial, pois é a mais simples de ser aprendida... poucas regras, formas simples...
Um detalhe interessante! A Suécia, com seus benefícios sociais, sempre pensando no povo e no seu bem, oferece, gratuitamente, a todos os estrangeiros que aqui residem um curso de línguas e cultura. A escola é ótima, tanto na estrutura física quanto na qualidade do curso. De manhã temos aulas de gramática e vocabluário e de tarde as aulas são mais generalizadas: música (adoro!), computação, pronúncia, redação, entre outros. Os alunos são classificados de acordo com seus estudos anteriores, e há vaga para todos - de não alfabetizados a acadêmicos.
Essa é a Suécia!
PS: este post é dedicado especialmente ao meu querido amigo Fabiano Fernandes (Bolaxa), professor de francês formado pela Unesp e que, assim como eu, colhe os frutos da grande aventura de morar num outro país!